20 de out. de 2010

Sociedade dos valores distorcidos

Olá pessoas,

Ao começar a escrever quero deixar bem claro que minha intenção não é ser moralista, mas sim expôr minha opinião a respeito dos relacionamentos. Além disso, também quero dizer que não sou psicóloga, nem analista, muito menos socióloga, crítica ou filósofa, rsrs, sou apenas alguém que observa o comportamento humano.
Coloco aqui alguns questionamentos a respeito dos comportamentos que vejo por ai. O ponto principal da questão começa com uma palavra, a palavra COMPROMISSO. Apenas uma palavra, uma simples palavra, mas que para muitos soa como um "peso". O mais vimos por ai são pessoas que fogem dessa palavra, a própria sociedade prega o não compromisso como uma forma de atrair. No comércio utiliza-se como propaganda "orçamento SEM compromisso", ou seja, você não é obrigado a possuir. Compromisso é um fardo, essa é a visão. Nos relacionamentos então, o famoso compromisso está sendo abolido.
Há algum tempo comentava com a minha mãe que faz muitoooo tempo que não vamos em um casamento, pois hoje em dia, simplesmente ninguém mais casa, as pessoas vão morar juntas, pois casamento significa compromisso, se "juntar" é mais fácil, mais fácil de se separar depois. Por incrível que pareça, as pessoas mal começam uma vida com outra já pensando que não vai dar certo, e que sem compromisso é mais fácil de separar. Dessa forma, encontram alguém não com a intenção de viverem o resto de suas vidas juntos, de constituírem uma família. Família, eis outra palavra que está em extinção, pois simplesmente sem compromisso minha gente não existe família.
Mas me pergunto, porquê as pessoas fogem do "monstro" do compromisso? Tenho uma opinião, simplesmente fogem por MEDO. Sim, medo, pois quem se compromete se arrisca, quem se compromete pode sofrer, quem se compromete se apaixona e quem se apaixona se entrega. Medo, simplesmente medo do sofrimento. E por causa desse medo vivemos uma vida mais ou menos, sem sentimentos, uma vida vazia, vida de aparências, vida onde prevalece o físico o material e não os sentimentos. É mais fácil viver assim, mais cômodo eu diria, é tão bom ser solteiro não é? Podemos ter toda a diversão do mundo, sair com quantos (as) quisermos, ter até mais de um (a), sexo hoje em dia é a coisa mais fácil de encontrar por ai, e não me refiro as profissionais do sexo ( a mais antiga das profissões), falo de meninas bonitas, com estudo, educação, meninas eu diria de boa família, que saem por ai com o primeiro que encontram pela noite, apenas por curtição.Sim, vejo muito disso e não são poucas. Compreendo quando os homens dizem que as mulheres  perderam a "vergonha na cara", e concordo, não existe mais o conceito de apenas os homens não prestam. Hoje em dia, está tudo misturado, os valores estão perdidos de uma forma geral.
Agora, coloco aqui outra palavra que vem substituir a palavra COMPROMISSO, no lugar de compromisso procuramos por DIVERSÃO. Vivemos na era da diversão, tudo é apenas curtição, tudo é momentâneo. Porém a juventude não dura para sempre. Com o passar dos anos vem a vontade de encontrar alguém para dividir o resto de seus dias, alguém para dividir alegrias e tristezas, dai você percebe que você estava tão "feliz" com sua vida fácil, vida dos prazeres, vida das aparências, que essa pessoa pode ter passado pela sua vida porém você preferiu a DIVERSÃO, e agora não encontra alguém com princípios. Chega uma hora, como diz Luiz Fernando Veríssimo: ..." chega uma hora que paquerar cansa, é a hora que você percebe que ter dez pessoas ao mesmo tempo é o mesmo que não ter nenhuma, e ter apenas uma é o mesmo que possuir dez". É essa a hora em que "cai a ficha" e você percebe que viveu uma vida vazia. Vidas vazias, pessoas sem alma, valores distorcidos, princípios inexistentes. Eis a sociedade em que vivemos minha gente, chamo isso de sociedade dos fantasmas sem coração.

Um grande abraço
Gislaine Nobre

2 comentários:

  1. Interessante... mto bom o texto.. ;)
    Infelizmente é a mais pura realidade... espero que a sociedade acorde a tempo... de saia de "Diversão" em busca de compromisso.

    Um grande Abraço!
    Paulo...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom, era bem isso que a gente tinha conversado, só não concordo quando você fala que não é psicóloga, claro que é, e das boas, ahahahaha.
    beijo

    ResponderExcluir